Aloha

Blog ALOHA

De que forma o Covid-19 influênciou o Marketing Digital?

Vamos supor que estamos numa viagem e que a mesma é realizada de comboio. Partimos, e durante o caminho há um túnel que parece não ter fim. Entramos em pânico. Olhamos à nossa volta e parece que o mundo vai acabar. No entanto, por milagre, o comboio passa esse túnel que aparenta não ter fim e continua em movimento entre paisagens dois anos depois.

Tivemos que nos adaptar a essa viagem, até que se tornou um hábito a nossa adaptação. O mesmo aconteceu com o marketing e a pandemia.

A pandemia que invadiu o mundo há dois anos atrás, teve um grande impacto no Marketing Digital. Grande? Não diria grande, enorme! No entanto, não é possível descrever apenas com uma palavra o impacto que teve.

Antes de podermos falar sobre a influência que a pandemia teve, temos que perceber como resultava antes da mesma.

Há mais de 2 anos atrás, o Marketing Digital era menosprezado por muitas pessoas e empresas, principalmente micro e pequenas empresas, onde já tinham o seu negócio local e nunca “sentiram necessidade” de praticar esta área da comunicação.

Quando a pandemia começou, muitas dessas empresas fecharam portas e pensaram que não podiam fazer grande coisa relativamente a esse aspeto, mas (claro que há sempre um mas), começou a haver mais informação sobre o marketing digital. A informação andou tão rápido como um TGV, viajou pelo mundo inteiro, tal como a comunicação por meios digitais. Foi um dois em um.

Os que menosprezavam começaram a analisar, e consequentemente, a acreditar que esta seria a única solução, tornando-se realmente a principal, dadas as poucas alternativas que havia.

Como tudo nesta vida é considerado “uma bola de neve” (não esteja este artigo a ser publicado no fim do mês de novembro), o Marketing digital começou a evoluir bastante, tendo em conta que, se todas as pessoas o fazem, tenho que fazer melhor. Com esta ambição podemos afirmar que esta área da comunicação nunca teve tão forte como em 2022, e irá evoluindo assim sucessivamente.

Escrito e ilustrado por: Marta Costa

Partilhe nas redes sociais!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Reddit

Artigos relacionados