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Julho 2018
Como Criar uma relação com os seus clientes?

Atrair novos clientes e manter os clientes atuais é uma preocupação diária para todas as empresas, desde as mais recentes até às mais antigas. Neste artigo damos-lhe algumas dicas de como estabelecer uma boa relação com os seus clientes.

 

No caso das empresas mais recentes, necessitam de um maior investimento na área de design gráfico, nomeadamente para criar de uma imagem corporativa diferenciadora para iniciarem o seu posicionamento no mercado, e partirem para a fase de prospecção de clientes. Devem ainda preocupar-se com a sua estratégia de comunicação, disponibilizando todos os meios essenciais à divulgação dos seus produtos e serviços – mensagem clara e diferenciadora: o que torna a sua empresa diferente?

  

 

Atendimento profissional e uniformizado

A empresa deve manter o foco nos seus clientes e ter bastante atenção à forma como realiza o seu atendimento. Devem ser disponibilizados meios de contacto rápidos para que o cliente possa entrar em contacto sempre que necessário e todos os atendimentos, independentemente de quem é o colaborador que o efetua, devem ser uniformizados.

Uma má prática que é evidenciada nas empresas é o facto de se concentrarem mais na aquisição de novos clientes, do que na manutenção dos atuais. Isto apresenta-se como um risco maior, uma vez que é um sinónimo de custos acrescidos (em tempo e dinheiro) e pode também significar a perda dos clientes já conquistados, que se sentem desacompanhados.

No caso de a empresa se encontrar a perder clientes, uma opção é obter feedback dos mesmos, de forma a perceber o que necessita de ser reestruturado.

  

 

Para não perder clientes, devem ser feitas pesquisas e análises (como por exemplo, saber quantas pessoas recomendariam o seu site aos seus conhecidos) que lhe permitam adaptar a oferta e o atendimento às preferências do seu cliente (ex.: estudo de avaliação e sugestões através de email marketing).

Outro factor que pode ser trabalhado, é o serviço Pós-Venda, tendo como finalidade dar a entender ao cliente de que a sua relação com a empresa é bastante valorizada.

 

Em suma, o cliente deve ser sempre o foco de uma empresa, quer seja um potencial cliente ou um cliente atual, e a empresa deve focar-se em mantê-los felizes e satisfeitos, pois só assim pode esperar que eles continuem a adquirir os seus serviços.

 

Fale connosco para saber quais as soluções que temos ao seu dispor, que o vão auxiliar neste desafio!

Informação ao consumidor:
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Em caso de litígio de consumo, o consumidor pode recorrer à seguinte entidade de resolução alternativa de litígios de consumo:

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa:
Tel.: 218 807 030
Email: juridico@centroarbitragemlisboa.pt ou director@centrodearbitragemlisboa.pt
Web: www.centroarbitragemlisboa.pt

Para atualizações e mais informações consulte o portal do consumidor em: www.consumidor.pt (ao abrigo do artigo 18.º da lei nº 144/2015, 8 de Setembro)