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Julho 2018
5 Métricas para Avaliar a sua Estratégia de Marketing Digital

Sabe se a sua estratégia de Marketing Digital se encontra no bom caminho?

A grande vantagem do marketing digital é que todos os resultados podem ser mensurados com facilidade e clareza.

 

Os dados ou métricas obtidos permitem-nos analisar fatores como o tráfego de um website ou quais as páginas mais visitadas. No entanto, é necessário perceber quais são as métricas que merecem a nossa total atenção, permitindo-nos determinar se as atuais estratégias estão, ou não, a gerar os resultados desejados. Só desta forma podemos determinar quais são os passos a tomar de seguida.

 

Para que tenha uma noção mais clara do que estamos a falar, aqui ficam 5 métricas nas quais se deve focar ao longo da sua estratégia de marketing digital:

 

1. Gerar Leads

Este é um dos passos fundamentais para uma estratégia bem-sucedida, pois é responsável por atrair potenciais clientes que estão interessados em produtos ou serviços que disponibiliza. O volume de leads, particularmente quando avaliado mensalmente, pode ser um fator importante para determinar se a sua estratégia atual está a ser eficaz e a atingir o seu target.

 

2. Taxas de Conversão no Funil de Vendas

O funil de vendas é um esquema utilizado em marketing digital que pode ser dividido em várias etapas, sendo uma das mais utilizadas a divisão em 4: visitantes, leads, oportunidades e clientes. Neste caso, o que é realmente importante avaliar é a taxa de conversões que existe entre cada uma das etapas, ou seja, devem ser avaliadas as percentagens de visitantes que se transformam em Leads, as percentagens de Leads que se transformam em oportunidades e as percentagens de oportunidades que se transformam em clientes. Caso estas percentagens sejam demasiado baixas, pode ser necessário reformular a estratégia utilizada para algumas das etapas.

 

3. Oportunidades de Vendas

Ainda referente ao ponto anterior, a etapa das oportunidades é considerada das mais importantes, uma vez que é nesta fase que os potenciais clientes demonstram interesse pelos produtos ou serviços que disponibiliza e que já se encontram próximos de realizar compras. Ao contabilizar o número de pessoas que se encontram nesta fase, é mais fácil compreender, por exemplo, se a estratégia para gerar leads está a resultar plenamente.

 

4. Custo de Aquisição de Clientes

Muitas empresas não fazem uma análise ao valor monetário necessário para adquirir um novo cliente, o que pode levar a grandes prejuízos na área de marketing e vendas.

Este valor não é difícil de calcular. Basta apenas somar todo o investimento que foi realizado nas áreas de marketing e vendas e dividir pelo número de clientes alcançados num determinado período de tempo. Desta forma é possível determinar o custo associado à aquisição de cada cliente e, consequentemente, determinar orçamentos e avaliar a eficácia da estratégia de aquisição de clientes, podendo ser estudadas e aplicadas estratégias a custos mais baixos.

 

5. Retorno Sobre O Investimento (ROI)

No final, todas as empresas devem ser capazes de avaliar se a sua estratégia de marketing digital gerou retorno financeiro para a empresa ou não. Neste caso, a métrica a ser analisada é o Retorno Sobre O Investimento ou ROI (sigla do inglês: Return On Investment), podendo esta apresentar-se com um saldo positivo (sinal de lucro para a empresa) ou com um saldo negativo (sinal de prejuízo para a empresa). No caso de ser negativo é necessário reanalisar a sua estratégia e descobrir novas formas de a melhorar.


 

As 5 métricas referidas acima não são as únicas que podem ser utilizadas para analisar a sua campanha, existem outras que podem ser analisadas em conjunto. No entanto, se a sua empresa se focar nas métricas apresentadas, já será capaz de perceber de a sua campanha de marketing digital se encontra, ou não, no bom caminho.

 

Se ficou com dúvidas ou se precisa de ajuda especializada para analisar a sua estratégia de marketing digital, entre em contato connosco e deixe-nos levar a sua estratégia até ao próximo patamar.

Informação ao consumidor:
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Em caso de litígio de consumo, o consumidor pode recorrer à seguinte entidade de resolução alternativa de litígios de consumo:

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa:
Tel.: 218 807 030
Email: juridico@centroarbitragemlisboa.pt ou director@centrodearbitragemlisboa.pt
Web: www.centroarbitragemlisboa.pt

Para atualizações e mais informações consulte o portal do consumidor em: www.consumidor.pt (ao abrigo do artigo 18.º da lei nº 144/2015, 8 de Setembro)